A SALA DE AULA INVERRTIDA COMO MODELO ATIVO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EAD
MACENA, Francisca Patrícia de Freitas; ANDRADE, José Rivamar de; FREITAS JÚNIOR, Odon Rodrigues de; ANDRADE, Carlos Giordany; CUNHA, Cristiano Victor Medeiros da.
Resumo
Neste artigo buscou-se apresentar reflexões sobre o Ensino Superior à Distância (EAD) representada pelas técnicas da sala de aula invertida como metodologia de aprendizagem ativa no ensino acadêmico. A sala de aula invertida traz a aplicação inovadora da tecnologia apoiada em uma ideologia de aprendizagem que propicia aos estudantes o momento de interagir com seus pares, professores e conteúdo, além de desenvolver atividades compartilhando e construindo conhecimentos. O estudante é o foco do processo pedagógico. O professor torna-se uma peça chave no desenvolvimento e aplicação da inversão da sala de aula, visto que, todo seu empenho substancia-se no direcionamento do aluno para otimizar e aprimorar as matérias estudadas. Ao propor o estudo da aplicação da sala de aula invertida, buscou-se não só levantar quais os benefícios que podem contribuir no processo de aprendizagem, como também, perceber como os métodos tradicionais e o invertido de aprendizagem se ajustam e se conectam, vindo a oportunizar de modo ímpar a bagagem cognitiva dos discentes. Ao final do estudo, apresenta-se o modelo ativo de aprendizagem como forma mais adequada às necessidades do aluno que realiza o auto estudo no seu ritmo de conhecimento com maior rendimento e aproveitamento das atividades práticas. Dessa forma, só depende do empenho e dedicação do aluno aos estudos para alcançar sua evolução com o uso da aprendizagem ativa. O estudo foi produzido a partir do método de pesquisa bibliográfica, tomando por base o que já foi publicado em relação ao tema, de modo que possa delinear uma nova abordagem sobre o assunto, objetivando conclusões concretas sobre o conteúdo em estudo e servindo de embasamento para pesquisas futuras.
Palavras-chave
Referencias
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula Invertida. Rio de Janeiro : LTC-Livros técnicos e Científicos, v. 1, 2016.
COBO , Á. O.; VANTI, A. A. Gobernaza Empresarial de Tecnologías de la Información. Santander: Universidad Cantabria, 2015.
MUNHOZ, A. S. Vamos Inverter Sua Sala de Aula? 1ª. ed. [S.l.]: [s.n.], 2015.
ROCHA, E. F. Metodologias Ativas: um desafio além das quatro paredes da sala de aula. Abed, fev. 2014. Disponivel em: <http://www.abed.org.br/arquivos/Metodologias_Ativas_alem_da_sala_de_aula_Enilton_Rocha.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2017.
SCHMITZ , E. X. D. S. Sala de Aula Invertida. Acadêmico, Santa Maria, 18 dez. 2016. 2.
SUHR, I. R. F. Desafios do uso da Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. Transmutare, Curitiba, p. 4-21, jun. 2016.
VALENTE, J.. Blended Learning. Mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba , n. Especial, p. 79-97, abr. 2014.
Submitted date:
03/03/2019
Reviewed date:
05/03/2019
Accepted date:
06/03/2019