REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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Revisão Literária

ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O PAPEL DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES COM ENFOQUE NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS SÉRIES INICIAIS

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Resumo

Muitas são as possibilidades oferecidas pela literatura infantil para o pequeno sujeito leitor. Compreende-se que a mesma abre um mundo inacabado, o qual é lugar da criação, do novo, da participação, da experiência do sujeito, do brincar, do encantamento, do viver sentimentos contraditórios e não onde se aprende apenas conteúdos e comportamentos. A literatura tem um papel fundamental a cumprir na sala de aula, principalmente se o seu ensino for adequado. O texto literário é imprescindível, assim como sua análise, que, feita com espirito lúdico, só tende aproximar cada vez mais o aluno do universo literário. Nessa perspectiva, o professor não é visto como portador de um conhecimento a ser transmitido a todo custo, antes, trata-se de um sujeito com mais experiência, com mais informação e que, portanto, tem a função de tornar acessível o conhecimento exigido, de impor desafios para que a criança dê saltos no aprendizado, incentivando sua curiosidade e usando assim a literatura como um importante veículo no desenvolvimento do individuo. Contudo essa pesquisa buscou através de um estudo bibliográfico mostrar a literatura infantil e sua relevância na formação de proficientes leitores literários no ensino fundamental séries iniciais.

Palavras-chave

Literatura. Leitor. Infantil. Ensino.

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Submetido em:
01/03/2019

Revisado em:
04/03/2019

Aceito em:
07/03/2019

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