REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
Revisão Literária

POLÍTICAS ESTRUTURANTES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL

SILVA, Paulo Fernando da; CAMINHA, Katiúcia Auxiliadora Tavares; QUEIROGA, Maria Adelina de; FERREIRA, Antonio Robson Alves; ANDRADE, Ricardo Pereira de; NOGUEIRA, Istélio Silva

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Resumo

O presente artigo relata sobre evolução da conscientização sobre a proteção do Meio Ambiente através da difusão dos preceitos legais da legislação brasileira, bem como outros dispositivos políticos. Estas configurações legais e políticas foram aplicadas na sala de aula materializada em uma experiência pedagógica vivenciada em unidade de ensino básico e aplicada nas séries iniciais com o objetivo de realizar um contraste com a preocupação excessiva com o pragmatismo utilitarista que desvia um olhar reducionista de um modelo, puramente matemático, lógico, capitalista e neurológico. A metodologia adotada foi pautada por características qualitativas com objetivos da pesquisa exploratória com procedimentos técnicos experimentais com abordagem dialética através do método de procedimentos monográficos.  Para tanto, desencadeado um percurso didático para facilitar a reprodução deste trabalho, sendo dividido em 04 momentos, tais como: (1) uma revisão bibliográfica; (2) analise das práticas pedagógicas sobre a temática ambiental adotadas na escola; (3) catalogação das experiências vividas pelos alunos das séries iniciais e a (4) formatação de uma intervenção pedagógica. Constatou-se que as estratégias de abordagem e mobilização indicadas pelos principais documentos educacionais revelaram problemas na sequência lógica dos conteúdos, não permitindo o aprofundamento do saberes. Além de não permitir uma conexão interdisciplinar. Ou seja, os conteúdos estavam dispostos em pedaços, uma espécie de quebra-cabeça.

Palavras-chave

Meio ambiente. Legislação. Política ambiental.

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Submetido em:
01/03/2019

Revisado em:
04/03/2019

Aceito em:
08/03/2019

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