DIREITOS DO CONSUMIDOR E ÉTICA EMPRESARIAL
ANDRADE, José Rivamar de; SANTOS, Romário Alves dos; TRIGUEIRO, Romário Freire.
Resumo
A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio. Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido. A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação. A empresa que não pugna por um comportamento ético, estará, fatalmente, fadada ao insucesso. O presente trabalho tem como objetivo, enfocar, ainda que resumidamente, alguns aspectos sobre a importância da ética, as teorias que a fundamentam e seus valores no campo empresarial.
Palavras-chave
Referências
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. Et ali. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. São Paulo, Atlas, 2001
BROWN, Marvin T. Ética nos Negócios. Makron Brooks do Brasil Editora Ltda., 1993.
BRUTOCO, Rinaldo S. (fundador da World Business Academy). Prefácio: A Escultura de um Novo Paradigma nos Negócios. In: O Novo Paradigma nos Negócios - Ray, Michael e Rinzler, Alan (Organizadores), Editora Cultrix Ltda., 1996.
CARNEIRO, João Geraldo Piquet. Uma Nova Visão da Ética Empresarial. São Paulo: Pioneira Editora, 1991.
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.
CREAGAN, James. A Ética: Parte Essencial do Setor Empresarial. In: A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo: Pioneira Editora, 1991.
GAZETA MERCANTIL. Poderoso desempenho das empresas dos EUA - Caderno Fim de Semana, 22/23/07/95.
HUMBERG, Mário Ernesto. Ética Empresarial no Brasil e no Mundo. In: A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo: Pioneira Editora, 1991.
IMPERT, John E. Ética Empresarial: A Perspectiva na Indústria Americana. São Paulo: Pioneira Editora, 1991.
JR., John Welch. Não Basta Apenas Ser O Primeiro. Revista Exame, 18 de outubro de 1989.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisas: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2007.
PATRUS, ROBERTO. Ética nos negócios e nas organizações da sociedade civil. Minas Gerais: PUC, 2003.
RADFORD, Michael (Diretor). O Carteiro e o Poeta. Filme Italiano ("Il Postino"), 1995.
ROSA, Hugo Marques da. O Comportamento Ético da Empresa é Importante ?. In: A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo: Pioneira Editora, 1991.
STARKE, Linda - As cinco etapas da evolução moral da empresa. In: O Novo Paradigma nos Negócios - Ray, Michael e Rinzler, Alan (Organizadores), Editora Cultrix Ltda., 1996.
TEIXEIRA, Nelson Gomes (Organizador). A Ética no Mundo da Empresa. São Paulo: Pioneira Editora, 1991.
VALENZUELA, Gustavo Escobar. Ética - Introducción a su problemática y su história. MacGraw-Hill, 1992.
Submetido em:
01/07/2019
Revisado em:
02/07/2019
Aceito em:
05/07/2019