REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/5db8bf0e0e8825b242aa50ad
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
Revisão Literária

A EXISTÊNCIA DE RISCOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E SUA RELAÇÃO COM O SABER OPERÁRIO

ANDRADE, José Rivamar de; SANTOS, Romário Alves dos; TRIGUEIRO, Romário Freire.

Downloads: 0
Views: 144

Resumo

O presente trabalho vincula os riscos existentes na Indústria da Construção Civil com a força de trabalho know-how. A pesquisa é baseada em observações de caráter experimental, obtida a partir de construção de locais de trabalho. A partir da compreensão desse fenômeno, é possível, entre outros aspectos, para mostrar falhas em sistemas de gestão da segurança, uma vez que leva a trabalhadores contributo direto em termos de segurança do trabalho e saúde para a prática profissional.

Palavras-chave

Construção civil. Segurança do trabalho e saúde. Força de trabalho know-how.

Referências

ARAÚJO, Lindemberg Medeiros. Trabalho e saúde-doença nas indústrias da construção civil de João Pessoa (PB). 1995. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

ARAÚJO, Nelma Miriam Chagas de. Custos de implantação do PCMAT (Programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção) em obras de edificações verticais – um estudo de caso. 1998. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

ATHAYDE, Milton R. C. Psicodinâmica do trabalho. In: Gestão de coletivos de trabalho e modernidade, questões para a Engenharia de Produção. 1996. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

BERLINGUER, Giovanni. A Saúde nas Fábricas. São Paulo, Editora Hucitec, 1983.

CICCO, Francesco de. Manual sobre sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho – a nova norma BS 8800. Volume II. São Paulo: Risk Tecnologia, 1996.

DEJOURS, Chirstophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. 5.ed.São Paulo: Cortez Oboré, 1992.

GUALBERTO, A. F. As linhas de defesa da saúde do trabalhador. 1995. Artigo (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

MANNRICH, Nelson. Constituição Federal – Consolidação das Leis do Trabalho – Legislação Previdenciária. 2.ed. São Paulo: RT, 2001.

MANUAIS DE LEGISLAÇÃO ATLAS. Segurança e Medicina do Trabalho. São Paulo: Ed. Atlas, 1998, Volume 16.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisas: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2007.

MESQUITA, Luciana Sobreira de. Gestão da segurança e saúde no trabalho: um estudo de caso em uma empresa construtora. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

PIZA, Fábio Toledo. Conhecendo e Eliminando Riscos no Trabalho. São Paulo: Copy Service. 1997.

RIBEIRO, José Luís Duarte; SAURIN, Tarcísio Abreu. Segurança no trabalho em um canteiro de obras: percepções dos operários e da gerência. Revista Produção. 2000.

RODRIGUES. Celso Luiz Pereira. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. 1995. Apostila (Curso de Especialização em Engenharia de Segurança), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

SALDANHA, Maria Cristina Werba. Racionalização construtiva: um enfoque na execução do revestimento. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

SOUSA, Ulysses Freitas de. Proposta de sistema de planejamento e controle de fiscalização de segurança e saúde no trabalho na construção de edifícios. 1997. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.


Submetido em:
01/07/2019

Revisado em:
02/07/2019

Aceito em:
08/07/2019

5db8bf0e0e8825b242aa50ad reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections