AS ORIGENS DOS DIREITOS HUMANOS E SUA EDUCAÇÃO NO BRASIL
ANDRADE, José Rivamar de; ARAUO, Fábio Sousa de.
Resumo
O presente trabalho aborda as origens dos direitos humanos e sua educação no Brasil. Foi uma conquista que se travou desde o princípio da civilização. Aborda o surgimento dos direitos no homem, conquistados efetivamente a partir do século XX, devido às atrocidades cometidas nesse período, sobretudo o holocausto, ocorrido na segunda guerra mundial. Quanto ao Brasil, os direitos humanos foram inseridos na constituição de 1988, vinte anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi assinada em 10 de dezembro de 1948, na assembleia constituinte em Paris. Em relação à educação em Direitos Humanos no Brasil, busca-se à formação de nova mentalidade coletiva e de uma mudança cultural para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância, como processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos. O objetivo dela é combater o preconceito, a discriminação e a violência, promovendo a adoção de novos valores de liberdade, justiça e igualdade no Brasil. Ainda se encontra longe dessa realidade. A pesquisa tem caráter bibliográfico, baseado em outros textos para fundamentar nossa discussão. Embasamos teoricamente em Libanio(2002); Aragão(2000); Herkenhoff (1994); Benevides (2003), dentre outros.
Palavras-chave
Referencias
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Submitted date:
04/02/2020
Reviewed date:
07/02/2020
Accepted date:
10/02/2020