REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/6048faffa953955b323c68d4
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
Pesquisa de Campo

SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE:  UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA LABORAL

MARTINS, Elizete Ferreira Parnaíba

Downloads: 0
Views: 152

Resumo

Diversos fatores e uma série de responsabilidades recaem sobre o labor do profissional de educação, muitos dos quais fogem ao seu controle. O presente estudo se propôs a conhecer e analisar, em que medida a Satisfação com a Vida e a Qualidade de Vida dos  professores da Escola Municipal Padre José de Anchieta, variam em função de variáveis com a remuneração, carga horária semanal de trabalho, formação acadêmica dos mesmos, dentre outras. Trata-se de um estudo transversal, quali-quantitativo, correlacional, do tipo ex post facto. Considerou-se a correlação de um conjunto de variáveis antecedentes (Nível de formação acadêmica, Remuneração, Jornada de trabalho) com as variáveis critério (Satisfação com a Vida e Qualidade de Vida). Os resultados se mostraram preocupantes, quando 16% dos professores se disseram insatisfeitos em exercerem o seu trabalho como educadores. Quanto ao motivo das insatisfações, os baixos salários foi citado por 88% dos entrevistados, seguidos de estrutura escolar deficiente, desmotivação, dificuldade de educar, atrito de ideais, desvalorização da categoria e, a falta de incentivo. A preocupação com a qualidade de vida docente, torna-se relevante, na medida em que professores quando satisfeitos, produzem mais, influenciam na motivação dos seus alunos e, principalmente, ajudam a construir uma sociedade  melhor e mais justa.

Palavras-chave

Qualidade de Vida. Satisfação com a Vida. Professor.

Referências

ALBUQUERQUE AS, TRÓCCOLI BT. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 20: 153-64, 2003.

ARRINDELL WA, HEESINK J, FEIJ JA. The Satisfaction With Life Scale (SWLS): Appraisal with 1700 health young adults in The Netherlands. Personality and Individual Differences, 26: 815-26, 1999.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002

BARRIOS-CHOPLIN, B.; MCCRATY, R.; CRYER, B. An inner quality approach to reducing stress and improving physical and emotional well-being at work. Stress Medicine, v. 13, n. 3, p. 193-201, 1997.  

BARROS, J.; NETO, F.  Solidão nos professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, 1992. 26, 1-17.

CARLOTO, C. M. Ruptura ou esforço da dominação: gênero em perspectiva. In: GODINHO, T.; SILVEIRA, M. L. (Orgs.). Políticas públicas e igualdade de gênero. São Paulo, 2004. p. 149-156. (Caderno da Coordenadoria Especial da Mulher, n. 8.  

CARLOTTO, M.S. A síndrome de Burnout e o trabalho docente. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, vol.7, n. 1, jan/jun.2002, p. 1-8.

 CHAPLAIN, R. P.  Stress and job satisfaction: A study of english primary school teachers. Educational Psychology, 1995. 15, 473-489.

CORDEIRO-ALVES, F. Estudo da satisfação/insatisfação dos professores efectivos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Bragança. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Lisboa: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1991.

DELCOR, N. S., ARAÚJO, T. M., REIS, E. J. F. B., PORTO, L. A., CARVALHO, F. M., OLIVEIRA e SILVA, M., BARBALHO, L., e ANDRADE, J. M. Condições de trabalho e saúde dos professores da rede particular de ensino de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, 2004. 20(1), 187-196.

DIENER, E., EMMONS, R. A., LARSEN, R. J., e GRIFFIN, S.  The Satisfaction With Life Scale. Journal of Personality Assessment, 1985. 49, 71-75.

EHRLICH BS, ISAACOWITZ DM. Does subjective well-being increase with age?  Perspectives in Psychology, 5: 20-6, 2002.

FLECK MPA et al. 2000. O instrumento de avaliação de qualidade de vida abreviado da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-breve): aplicação da versão em português. Revista de Saúde Pública 22(2).

FLECK, MPA; LEAL OF; LOUZADA, S; XAVIER, M; CHACHAMOVICH E, VIEIRA G et al. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Rev Bras Psiquiatr. 21(1):19-28. 1999.

FOLKMAN, S. e MOSKOWITZ, J. T.  Positive affect and the other side of coping. American Psychologist, 2000. 55, 647-654. 

GARCIA, L. P.; BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Investigando o Burnout em Professores Universitários. Maringá, Rev Eletrônica InterAção Psy. v. 1, n 1, p. 76-89, 2003.

GONÇALVES, A.; VILARTA, R. Qualidade de vida e atividade física: explorando teorias e práticas. Barueri: Manole, 2004.

GORTON, R. A.  Teachers job satisfaction. In M. A. C. Alkin (Ed.), Encyclopedia of Educational Research. New York: Macmillan Publishers, 1982.

GURSEL, M.; SUNBUL, A. M.; SARI, H.  An analysis of burnout and job satisfaction between Turkish headteachers and teachers. European Journal of Psychology of Education, 2002. 17, 35-45.

HIGGINSON IJ, CARR AJ. Measuring quality of life:      Using quality of life measures in the clinical setting. BMJ. 2001.     

LEWIS, C. A., SHEVLIN, M. E., BUNTING, B. P., e JOSEPH, S. Confirmatory factor analysis of the Satisfaction With Life Scale: Replication and methodological refinement. Perceptual and Motor Skills,1995. 80, 304-306.

MAPLES, M. F.  Teachers need self-esteem too: A counseling workshop for elementary school teachers. Elementary School Guidance and Counseling, 1992. 27, 33-39.

MARTÍN-ALBO, J., NÚÑEZ, J., NAVARRO, J. e GRIJALVO, F.  The Rosenberg Self-Esteem Scale: translation and validation in university students. The Spanish Journal of Psychology, 2007. 10(2), 458-467.

MASLOW, A. H.  Motivation and Personality, 2nd. Ed., New York, Harper & Row. ISBN 0060419873, 1970.

McGREGOR D. The Human Side of Enterprise New York McGraw-Hill, 1960.

NETO, F. Satisfaction With Life Scale: Psychometric properties in an adolescent sample. Journal of Youth and Adolescence, 1993. 22, 125-134.

NÓVOA, A.  Os professores: Quem são? Donde vêm? Para onde vão?. In S. R. Stoer (Org.), Educação, ciências sociais e realidade portuguesa: Uma abordagem pluridisciplinar (pp. 59-126). Porto: Edições Afrontamento, 1991.

OLIVEIRA, G.F.; COSTA, J.P.S.P.; RODRIGUES, G.E.A. Satisfação com a Vida em Portadores de Necessidades Especiais.  Universidade Regional do Cariri.  Revista SAÚDE COLETIVA: Coletânea. No.2, Novembro de 2008. ISSN: 1982-1441

PAVOT, W. e  DIENER, E. Review of the satisfaction with life scale. Psychological Assessment, 1993. 5 (2), 164-172.

PEREIRA, A.M.T.B, Hartmann, J.B. & Campos, L.F.  A síndrome de burnout: causas e tratamento. 1998.  Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, Programa & Anais. Maringá, 6, p.12.

ROCHA, SSL; FELLI, VEA. Qualidade de vida no trabalho docente em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem v. 12, n. 1, p. 28,35, 2004.

ROSE, J. C.  Consciência e propósito no behaviorismo radical. Em B. Prado Júnior (Org.). Filosofia e comportamento. São Paulo: Brasiliense. Disponível em: <http://www.cemp.com.br/textos7.htm>. 1982. Acesso em: 4/12/2004.         

SECO, G. B.  A satisfação na actividade docente. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000.

SHEVLIN, M. E., e  BUNTING, B. P.  Confirmatory factor analysis of the Satisfaction With Life Scale. Perceptual and Motor Skills, 1995. 79, 1316 -1318.

SILVA, M.S. da S.; KRUG, H.N. Os sentimentos de satisfação e insatisfação dos professores de Educação Física. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.12, n.115, p.1-8, diciembre, 2007. Disponível em <http://www.efdeportes.com/efd115/satisfacao-e-insatisfacao-dos-professores-de educa-cao-fisica.htm> Acesso em 12.02.2012.

SILVANY-NETO, A. M. et. al. Condições de trabalho e saúde de professores da rede particular de ensino de Salvador, Bahia. Revista Baiana de Saúde Pública. Salvador, n. 24, n. 1/2, 2000. p. 42-46.

SIQUEIRA, M. M. M. e  GOMIDE Jr., S.  Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. Em J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade & A. V. B. Bastos (Orgs), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp. 300-328). Porto Alegre: Artmed, 2004.  

TAMAYO, A., e CUNHA, P. Autoconceito, sexo e freqüência de atividade sexual pré-marital. Ciência e Cultura, 1985. 35(7).

TAMAYO, Alvaro. Cultura e saúde nas organizações. In: FERREIRA, Maria Cristina; ASSMAR, Eveline Leal. Cultura, Satisfação e Saúde nas Organizações. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VALLE, Vanice Regina Lírio do. Sobre um conteúdo jurisdicionalmente sindicável de políticas públicas: primeiros esforços de reflexão. Intervenção no II Congresso Ibero-Americano de Direito Administrativo (evento paralelo), havida em Curitiba, maio/2007.

WAGNER, W., DUVEEN, G., FARR, R., JOVCHELOVITCH, S., LORENZI-CIOLDI, F., MARKOVÁ, I., e ROSE, D.  Theory and method of social representations. Asian Journal of Social Psychology, 1999. 2, 95-125.

WEISS, H. M. Deconstructing job satisfaction: Separating evaluations, beliefs and affective experiences. Human Resource Management Review,2002. 12, 173–194.

WHO (World Health Organization) 1998. WHOQOL and spirituality, religiousness and personal beliefs (SRPB). Report on WHO consultation. MNH/MAS/ MHP/98.2 WHO, Genebra. 22 pp.   

WOOD, T.; MCCARTHY, C.  Understanding and preventing teacher burnout. Washington, DC: United States of Education. (ERIC Document Reproduction Service No. ED424 517). 2002.

 


Submetido em:
25/02/2021

Revisado em:
28/02/2021

Aceito em:
10/03/2021

6048faffa953955b323c68d4 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections