ENFOQUE TEÓRICO A RESPEITO DAS DIVERSAS ABORDAGENS E CONDIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM
DANTAS, Maria de Lurdes Quaresma.
Resumo
Sabe-se que a aprendizagem é um construto que atrai a a atenção de muitos pesquisadores da área. A maioria concorda de que trata-se de um processo, que pode ser definido no senso comum, como a forma de se adquirir conhecimentos novos, novas habilidades à partir de uma mudança de comportamento. Assim, o principal objetivo deste artigo é justamente mostrar as diversas abordagens existentes a respeito da aprendizagem, num enfoque teórico bibliográfico, construindo um caminho de entendimento que passe a ser um suporte de pesquisa para os estudiosos da área.
Palavras-chave
Referencias
DECI, E. L. e RYAN, R. M. The general causality orientations scale: self - determination in personality 1985..Journal of Research in Personality, 19, 109-134.
DECI, E. L., VALLERAND, R. J., PELLETIER, L.G. e RYAN, R. M. Motivation and education: the self determination perspective. Educational Psychologist, 26, 325-346, 1991.
FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: ArtMed, 1991.
GARRIDO, I Motivacion, emocion y accion educativa. Em: Mayor, L. & Tortosa, F. (Ed) Âmbitos de aplicacion de la psicologia motivacional (pp. 284-343). Bilbao: Desclee de Brower, 1990.
LENS, W. Motivation and learning. Em: Husen, T. e Postlethwaite, T. N. (Orgs.) The international encyclopedia of education (Vol. 7, pp. 3936-3942). United States: Pergamon, 1994.
MASETTO, Tarciso. Aulas Vivas. Tese (e Prática) de Livre Docência. 2ª ed. São Paulo: MG Editores Associados, 1992
MILHOLLAN, Frank; FORISHA, Dill E. Skinner x Rogers maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo: Summus, 1978.
MITCHELL, Jr., J. V. Interrelationships and predictive efficacy for indices of intrinsic and extrinsic, and self-assessed motivation for learning. Journal of Research and Development in Education, 1992. 25, 149-155.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
MURRAY, E. J. Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1986.
PAÍN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 3ª edição Porto Alegre, Artes Médicas, 1989
PFROMM, S. N. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU, 1987.
PIAGET, Jean e INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. São Paulo : DIFEL, 1982.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975.
PINTRICH P, R. E SCHUNK, D. H. Motivation in education - theory, research and applications. New Jersey: Merril Prentice Hall, 2002.
PINTRICH, P. R. e De GROOT, E. V. Motivational and self-regulated learning components of classroom academic performance. Journal of Educational Psychology, 1990. 82, 33-40.
ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4.ed. Martins Fontes, 1991.
SCHUNK, D. H. Self-efficacy and academic motivation. Educational Psychologist, 1991. 26, 207-231.
VALLERAND, R. J., PELLETIER, L. G., BLAIS, M.R., BRIÉRE, N.M., SENÉCAL, C. e VALLIÉRES, E. F. The academic motivation scale: a measure of intrinsic, extrinsic and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, 1992. 52, 1003-1017.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991
_________. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993
WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança. 4ª Ed. São Paulo, Enio Matheus Guazzelli, 1996.
Submitted date:
10/03/2021
Reviewed date:
15/03/2021
Accepted date:
18/03/2021