REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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Pesquisa de Campo

AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM TURMA MULTISSERIADA NA ESCOLA AGRIPINO PEREIRA DE SOUSA

DANTAS, Maria de Lurdes Quaresma

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Resumo

Escola Ativa é um programa do Ministério da Educação que foi inicialmente proposto para as escolas do campo, local onde normalmente predominam as classes multisseriadas. Baseada na premissa da educação como um direito de todos, seu objetivo é levar às crianças e aos jovens do campo, aprendizagem e socialização, face as históricas desigualdades observadas nas avaliações educacionais. O presente estudo teve o propósito de avaliar o Programa Escola Ativa em uma turma multisseriada na Escola Agripino Pereira de Sousa, município de Santa Helena – PB, sob o ponto de vista dos Professores, Alunos e funcionários. A coleta dos dados foi realizada no período de outubro a novembro de 2012, e constou da aplicação de questionário estruturado, com perguntas abertas e fechadas. Fizeram parte deste estudo 9 professores, 9 alunos e 9 funcionários técnicos-administrativos da Escola.  Uma das premissas mais importantes que se concluiu foi a de que, programas como a Escola Ativa para classes multisseriadas, enquanto política pública afirmativa, precisam entrar cada vez mais contempladas nas políticas públicas, pois constitui-se num direito de crianças, jovens e adultos, de optarem pelo espaço onde desejam morar e estudar, seja esse lugar no campo ou na cidade, porém garantida a mesma qualidade educacional. Com relação à dimensão Ambiente e condições de trabalho, observou-se que há necessidade de um maior resguardo para com as condições de infraestrutura, incluindo o acesso a equipamentos básicos de comunicação. A formação continuada dos professores envolvidos, precisa ser melhor direcionada, de forma a atender as novas demandas relacionadas ao domínio de novas tecnologias, além de precisar de uma maior articulação com a comunidade onde está inserido. Recomenda-se outros estudos em um número maior de escolas, para que se tenha uma noção mais próxima da realidade a nível de município.

Palavras-chave

Avaliação, Classes multisseriadas, Formação continuada.

Referências

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Submetido em:
03/03/2021

Revisado em:
05/03/2021

Aceito em:
19/03/2021

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