REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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Artigo de Revisão

A VIVÊNCIA DO LÚDICO E O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA: BRINCANDO E APRENDENDO COM O CORPO

CARVALHO, Josefa Cristina Gonzaga de; SOUSA, Abraão Vitoriano de.

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Resumo

A Educação Infantil compreende a base do desenvolvimento infantil, é uma etapa de vida em que a criança inicia seu processo de aprendizagem escolar, através da socialização e interação, mediante atividades que necessariamente precisam ser lúdicas. O lúdico se tornou uma prática de extrema importância para se trabalhar com a Educação Infantil. Aprender brincando é mais satisfatório. Diante dessa premissa, o objetivo deste trabalho apresentar as contribuições de uma abordagem lúdica para o desenvolvimento psicomotor da criança. A pesquisa aplicada neste trabalho foi de origem bibliográfica, descritiva e qualitativa, fundamentadas através das contribuições de Friedmann (2012), Volpato (1999), Rau (2011), entre outros. Analisamos que a proposta do lúdico na sala de aula possibilita situações em que a criança irá se deparar com o mundo real, utilizando o concreto, tocando, deslocando, montando e desmontando. A proposta do aprender brincando facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural.

Palavras-chave

Criança. Educação Infantil. Desenvolvimento. Lúdico

Referências

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Submetido em:
26/03/2021

Revisado em:
28/03/2021

Aceito em:
30/03/2021

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