EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS, APRENDENDO A APRENDER
LIMEIRA, José Damião; SOUSA, Wanderlan Limeira de.
Resumo
O homem é formado por pensamento, sentimento e emoção. O foco principal de nossa reflexão é compreender a “Educação dos Sentimentos” que ultrapassa os limites do conhecimento, passando pela experiência. A metodologia aplicada é bibliográfica, trazendo referências que apresentam a ideia de compreender os sentimentos, obter o domínio de si mesmo e encontrar autonomia, independência. Os sentimentos são inseparáveis da vida: não há vida sem sentimentos nem sentimentos sem vida. Somente quem conhece o valor do sentimento tem a capacidade de conhecer-se, transformar-se, amadurecer-se, ser feliz
Palavras-chave
Referencias
BUBER, Martin. EU e TU. São Paulo: Moraes, 1979.
DAMÁSIO, Antônio. Em Busca de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
______. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FELDMAN, Clara. O encontro. Belo Horizonte: Crescer, 2005.
ROGERS, Carl. R. Um Jeito de ser. São Paulo: EPU, 1983.
________. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: Interlivros, 1975.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 1985.
LEITE, Ivanise. Emoções, sentimentos e afetos. São Paulo: JM Editora, 1999.
PINO, Carlos Castilha. Teoria de los sentimientos. Barcelona: Espanha, Tusquets, Editores, 2001.
THUMS, Jorge. Educação dos sentimentos. Porto Alegre: Ulbra, 1999.
VISCOTT, David. A Linguagem dos sentimentos. São Paulo: Summus, 1982.
Submitted date:
02/03/2021
Reviewed date:
05/03/2021
Accepted date:
25/03/2021