REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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ALFABETIZAR LETRANDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

MOURA, Elenice Alves de; SOUSA, Abraão Vitoriano de

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Resumo

A Educação de Jovens e Adultos refere-se a uma modalidade de ensino que representa uma nova oportunidade para sujeitos que por algum motivo não tiveram oportunidades ou abandonaram os estudos na idade regular. No que se refere à alfabetização e letramento na EJA, o professor precisa estar atento à associação destas práticas para aprendizagem do aluno, fortalecidas não só pelo domínio do código da leitura, mas pelos usos sociais da escrita, assim, sendo necessário o alfabetizar letrando. Deste feito, levanta-se a discussão: quais as principais perspectivas da alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos do 1º Segmento? Assim, esta pesquisa tem como objetivo: descrever a perspectiva do alfabetizar letrando na EJA, ressaltando os principais desafios e implicações pedagógicas. Para tal, realizou-se um estudo de natureza bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, fundamentada nos seguintes autores: Kleiman (2010), Leite (2013), Magda Soares (2016), bem como documentos oficiais: LDB (1996), PCN’s (1997), entre outros. O alfabetizar letrando na EJA representa a ampliação de vivências essenciais para que o educando participe de modo ativo das práticas sociais por meio da leitura e escrita.

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos. Alfabetizar letrando. Leitura e escrita.

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Submetido em:
03/04/2021

Revisado em:
03/04/2021

Aceito em:
04/04/2021

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