REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/609adaeba9539505bc5e9c73
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
REVISÃO INTEGRATIVA

ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR

SILVA, Paulo Fernando da; SILVA, Egle Katarinne Souza da; ROBERTO, Sara Vitoriano de Sousa; CHAGAS, Fernanda da Silva; SANTOS, Rivanildo Matos; RAMALHO, Maria Rejane

Downloads: 0
Views: 142

Resumo

A continua evolução das tecnologias da informação e comunicação marcam a acelerada disseminação de conhecimentos e forçam os profissionais da educação a buscarem novos métodos e ferramentas de ensino, isto porque os métodos tradicionais não suprem as novas demandas atuais. Adotou-se como metodologia neste trabalho a revisão integrativa da literatura, a qual objetiva descrever o papel do coordenador pedagógico na gestão escolar. Foram percebidos indícios de um redimensionamento das tradicionais formas de ingresso do coordenador pedagógico a sua função nas escolas. O papel do coordenador pedagógico toma importância como mediador das instâncias escolares e da organização do seu trabalho, para fortalecer a participação de toda a comunidade escolar no processo de construção de novas concepções para a prática da gestão escolar democrática, uma vez que o bem coletivo só será acessado com a participação de todos. O ambiente escolar é sem dúvida um local de produção e aprimoramento de saberes e conhecimentos e para que isso ocorra de forma dinâmica e eficiente se exige dos professores, coordenadores e demais integrantes da comunidade escolar uma atuação coletiva de excelência.

Palavras-chave

Papel. Coordenador Pedagógico. Mediador. Ambiente Escolar.

Referências

BATISTA, Neusa Chaves et al. A formação de coordenadores pedagógicos: contribuições para a gestão escolar democrática. Políticas Educativas–PolEd, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Poled/article/view/87269. Acesso em: 10/05/2021.

BELLO, Isabel Melero; PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar em Revista, n. SPE. 1, p. 69-86, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602017000500069&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 10/05/2021.

CASAGRANDA, Graziela Zaltron de Oliveira (2020). O papel do coordenador pedagógico na escola: A formação em contexto e a busca por uma epistemologia da prática. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37950. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/375. 950

DA ROCHA, Maria Aparecida Rodrigues; NOGUEIRA, Vera Lúcia. O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na escola: a relação com a direção escolar. Educação Online, v. 14, n. 32, p. 156-179, 2019. Disponível em: http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/677. Acesso em: 10/05/2021.

DE SOUZA, Cleusa Francisca; DE MIRANDA ARANDA, Maria Alice. O papel do coordenador pedagógico na gestão da formação continuada de professores: desafios e possibilidades. Anais do seminário formação docente: intersecção entre universidade e escola, v. 3, n. 3, p. 269-279, 2019. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/5775. Acesso em: 10/05/2021.

GARCIA, Gabriela Pascoalino; MIRANDA, Heloisa; MIRANDA, Rebeca Souza. A presença da direção, supervisão, coordenação e mediação em uma gestão escolar democrática participativa. Cadernos da Pedagogia, v. 14, n. 27, 2020. Disponível em: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1332. Acesso em: 10/05/2021.

GOMES, Regina Gabriela. Concepções, princípios, práticas e reflexões de coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Educação Infantil de Novo Hamburgo. Porto Alegre, 2011.Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação –  Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis, RJ : Vozes, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar, políticas, estruturas e organização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MOEHLECKE, Sabrina. O coordenador pedagógico nos sistemas de ensino do Rio de Janeiro: uma nova aposta na gestão das escolas? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 33, n. 1, p. 223-239, 2017. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/67492. Acesso em: 10/05/2021.

PALMA, Gabriella de Albuquerque Rodrigues. Gestão democrática: a articulação do coordenador pedagógico no processo de ensino aprendizagem. Gestão & Educação, v. 2, n. 3, p. 49-55, 2020. Disponível em: http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/24/22. Acesso em: 10/05/2021.

ROCHA, Maria Aparecida Rodrigues Da. O professor coordenador pedagógico como articulador da gestão democrática na rede municipal de educação de belo horizonte. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61599>. Acesso em: 10/05/2021.

SILVA, Eliene Farias. O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar e suas contribuições à prática docente. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/36808. Acesso em: 10/05/2021.

SILVA, Soane Santos et al., Reflexões sobre a política de formação de professores e o trabalho do Coordenador Pedagógico. Braz. J. of Develop. Curitiba, v.6, n.8,p. 61709-61721 aug. 2020.

VIEIRA, A. E. R.; BUSSOLOTTI, J. M. GESTÃO ESCOLAR. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 20, n. 1, p. 45 - 70, 11 mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/167. Acesso em: 10/05/2021.


Submetido em:
03/04/2021

Revisado em:
04/04/2021

Aceito em:
05/04/2021

609adaeba9539505bc5e9c73 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections