A PSICOLOGIA NA ESCOLARIDADE E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE SISTEMAS EDUCATIVOS: AS BASES CONCEPTUAIS FUNDADORAS SOBRE APRENDIZAGEM E ENSINO
SOUZA, Joniery Rubim de; FERREIRA, Renata dos Santos
Resumo
A Psicopedagogia aproveita uma forma da criança expressar-se espontaneamente, satisfazendo seus desejos de atividade lúdica. A boa análise do grafismo fornece dados da área cognitiva do sujeito, assim como do processo simbólico normal com os desvios patológicos, dando a compreensão global da criança. Na elaboração deste artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, através de um estudo bibliográfico. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a psicologia na escolaridade e aprendizagem na formação de sistemas educativos. Concluímos que o conhecimento dos psicopedagogos se constrói por sujeitos situados social, cultural, histórica e linguisticamente, por isso, ele é um processo dinâmico e dialético.
Palavras-chave
Referencias
BARRETO, Lola. A linguagem de Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Summus, 2018.
BOSSA, Nádia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2015.
BRANDÃO. Maísa Gomes. Relação psicopedagogo e aluno. Maceió: UFAL, 2017.
CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Fundamentos da Alfabetização. Curitiba: IESDE, 2019.
CRESWELL, Adriana/ PERROTTI Edmir. Da relação com o saber às práticas educativas. Brasília. s/ v, n. 40, p. 18-26, 02018.
FERNANDES, Dirce Lorimier. Pedagogia do Imaginário Infantil. Rio de Janeiro: edições Loyola, 2018.
FERREIRA, Sueli. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Campinas, SP: Papirus, 2016.
LEITE, Thiago. Intervenção psicopedagogia na escola. Rio de Janeiro: paco editorial, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: Coleção magistério, série formação do professor. São Paulo: Cortez, 2018.
LUQUET, G.H. O desenho infantil. Portugal: Companhia Editora do Minho, 2017
SISTO, Fermino Fernandes et al. Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MORAIS, José. Projeto Pedagógico: o pensar e o fazer. Integração. São Paulo: UESP, 2016
OLIVEIRA, Mari Ângela Calderi. Intervenção psicopedagogia na escola. 2 edições, Curitiba: IESDE, 2019
PERRENOUD, Philippe. Avaliação. Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2018.
RUBINSTEIN. Edith Regina. Psicopedagogia: fundamentos para. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016.
Submitted date:
06/04/2021
Reviewed date:
06/04/2021
Accepted date:
07/04/2021