O CONTO DE FADAS A BRANCA DE NEVE EM CORDEL:UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
ARAUJO, Carlos Ryan silva de; ANDRADE, José Rivamar de.
Resumo
Formar leitores sempre foi uma tarefa árdua e debatida em diversos momentos por diversos educadores nas diferentes etapas da educação. O ensino de literatura atualmente é trabalhado em sala de aula de forma ampla, mas o cordel não é trabalho com uma visão bem estruturada para formação de leitores. O conto maravilhoso A Branca de Neve ganha uma nova adaptação do cordelista Varneci Nascimento trazendo uma idealização no imaginário e fantasioso para o público infantil e juvenil buscando o interesse desde a capa até as ilustrações ao longo da narrativa. Nesse artigo buscarei explicar como o conto A branca de Neve deve influenciar o despertar diante da leitura lúdica é agradável com o cordel trabalhado em sala de aula e quais elementos devemos chamar a atenção nas ilustrações para realizar um suporte para a interpretação nas entrelinhas do texto. Os autores e textos selecionados para o corpus deste trabalho foram A Branca de neve, de Varneci Nascimento (2010), Abreu (2012), Aguiar (2012), BNCC (2017) Sousa (1976), Pinheiro (2012), Haurélio (2013) e Maxado (1980).
Palavras-chave
References
ABREU, Márcia. “Então se forma a história bonita” - Relações entre folhetos de cordel e literatura erudita. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 10, nº 22, p.199-218, jul./dez. 2004.
MARINHO, Cristina Marinho/PINHEIRO, Hélder. O cordel no Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
MAXADO, Franklin. O Que é Literatura de Cordel? Editora Codecri. Rio de Janeiro,1980.
NASCIMENTO, Varneci. Branca de Neve- contos em cordel. 2° ed-São Paulo. Panda Books, 2020.
TAVARES, Márcia. MARIA, Daniela. JUNQUEIRA, Renata. Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporâneo [livro eletrônico]. Campina Grande: EDUFCG, 2021.
DIÉGUES JÚNIOR, M. Ciclos temáticos na literatura de cordel. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012.
SOUSA, Liêdo Maranhão. Classificação popular da literatura de Cordel. Petropolis, Vozes, 1976.
SOUZA, Renata Junqueira. FEBA, Berta Lúcia Tagliari. Leitura literária na escola: Reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas-SP: Mercado das letras, 2011.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. -6° edição- Porto Alegre. Artmed, 1998.
Submitted date:
03/03/2022
Reviewed date:
03/06/2022
Accepted date:
03/06/2022