REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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REVISÃO

PRODUTO EDUCACIONAL: PROPOSTA E ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS DE ENTROPIA E ESPONTANEIDADE

TRAJANO, LUCIANO LUCENA

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Resumo

Um dos aspectos principais para o processo de aprendizagem em química e de outras ciências está relacionado com a construção dos conceitos científicos. Vários pesquisadores e educadores têm direcionado seus esforços na tentativa de identificar as complexas variáveis que envolvem a aprendizagem dos conceitos científicos. Para isso, foi desenvolvida uma sequência didática dividida em três momentos e aplicada a uma turma de 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dionísio da Costa, que é localizada na cidade de Patos-PB. Para a coleta dos dados foram utilizados diários de campo e questionários subsidiaram os resultados e discussão da presente pesquisa. Sendo que a categorização dos dados obtidos na sequência didática será desenvolvida a partir de estrutura analítica proposta por Mortimer e Scott, e como instrumento de caracterização da heterogeneidade das ideias e do desenvolvimento desta sequência será adotado o perfil conceitual Mortimer. A proposta da sequência didática para os temas entropia e espontaneidade será devidamente estruturada a partir de três diferentes dimensões: o foco de ensino, a abordagem e as ações, dentre as quais merecem destaque a narrativa científica, a exposição empírica e a exposição matemática.

Palavras-chave

Conceitos Científicos. Entropia. Espontaneidade

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Submetido em:
03/03/2022

Revisado em:
03/03/2022

Aceito em:
04/03/2022

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