EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO LABORAL DOS PROFESSORES NO BRASIL
MARTINS, Elizete Ferreira Parnaíba
Resumo
Propôs-se, neste texto, discutir o tema do trabalho docente contemplando aspectos históricos, políticos e teóricos. O enfoque histórico, examinando a trajetória da formação de professores no Brasil, desdobrando-se em seis períodos que se iniciam com a aprovação das Legislações vigentes. Nota-se que a formação de professores em cursos específicos foi inaugurada no Brasil no final do século XIX com Escolas Normais destinadas à formação de docentes para as “primeiras letras” Verifica-se que as políticas e a práticas do sistema educacional brasileiro encontram-se orientadas pelos valores do neoliberalismo e, por isso, apresentam contradições. Por fim, na história brasileira, as políticas sobre formação de professores evidenciam sucessivas mudanças e reformas, contudo ainda não estabeleceram um padrão consistente de preparação docente para resolver os problemas enfrentados pela educação escolar
Palavras-chave
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Submitted date:
02/28/2021
Reviewed date:
03/04/2021
Accepted date:
03/10/2021