REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/60536bc1a9539578222796d2
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
Artigo de Revisão

ENFOQUE TEÓRICO A RESPEITO DAS DIVERSAS ABORDAGENS E CONDIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM

DANTAS, Maria de Lurdes Quaresma.

Downloads: 0
Views: 144

Resumo

Sabe-se que a aprendizagem é um construto que atrai a a atenção de muitos pesquisadores da área. A maioria concorda de que trata-se de um processo, que  pode ser definido no senso comum,  como a forma de se adquirir conhecimentos novos, novas habilidades à partir de uma mudança de comportamento. Assim, o principal objetivo deste artigo é justamente mostrar as diversas abordagens existentes a respeito da aprendizagem, num enfoque teórico bibliográfico, construindo um caminho de entendimento que passe a ser um suporte de pesquisa para os estudiosos da área.

Palavras-chave

Aprendizagem. Diversas Abordagens. Enfoque Teórico.

References

DECI, E. L. e RYAN, R. M.  The general causality orientations scale: self - determination in personality 1985..Journal of Research in Personality, 19, 109-134.

DECI, E. L., VALLERAND, R. J., PELLETIER, L.G. e RYAN, R. M. Motivation and education: the self determination perspective. Educational Psychologist, 26, 325-346, 1991.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: ArtMed, 1991.

GARRIDO, I  Motivacion, emocion y accion educativa. Em: Mayor, L. & Tortosa, F. (Ed) Âmbitos de aplicacion de la psicologia motivacional (pp. 284-343). Bilbao: Desclee de Brower, 1990.

LENS, W.  Motivation and learning. Em: Husen, T. e Postlethwaite, T. N. (Orgs.) The international encyclopedia of education (Vol. 7, pp. 3936-3942). United States: Pergamon, 1994.

MASETTO, Tarciso. Aulas Vivas. Tese (e Prática) de Livre Docência. 2ª ed. São Paulo: MG Editores Associados, 1992

MILHOLLAN, Frank; FORISHA, Dill E.   Skinner x Rogers  maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo: Summus, 1978.

MITCHELL, Jr., J. V.  Interrelationships and predictive efficacy for indices of intrinsic and extrinsic, and self-assessed motivation for learning. Journal of Research and Development in Education, 1992. 25, 149-155.

MOREIRA, Marco Antônio.  Teorias de Aprendizagem.  São Paulo: EPU, 1999.

MURRAY, E. J.  Motivação e emoção. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1986.

PAÍN, Sara. Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem. 3ª edição Porto Alegre, Artes Médicas, 1989

PFROMM, S. N.  Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU, 1987.

PIAGET, Jean e INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. São Paulo : DIFEL, 1982.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975.

PINTRICH P, R. E SCHUNK, D. H. Motivation in education - theory, research and applications. New Jersey: Merril Prentice Hall, 2002.

 

PINTRICH, P. R. e De GROOT, E. V.  Motivational and self-regulated learning components of classroom academic performance. Journal of Educational Psychology, 1990. 82, 33-40.

ROGERS, Carl R.  Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4.ed. Martins Fontes, 1991.

SCHUNK, D. H. Self-efficacy and academic motivation. Educational Psychologist, 1991. 26, 207-231.

VALLERAND, R. J., PELLETIER, L. G., BLAIS, M.R., BRIÉRE, N.M., SENÉCAL, C. e VALLIÉRES, E. F.  The academic motivation scale: a measure of intrinsic, extrinsic and amotivation in education. Educational and Psychological Measurement, 1992. 52, 1003-1017.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991

_________. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993

WADSWORTH, Barry. Inteligência e Afetividade da Criança. 4ª Ed. São Paulo, Enio Matheus Guazzelli, 1996.


Submitted date:
03/10/2021

Reviewed date:
03/15/2021

Accepted date:
03/18/2021

60536bc1a9539578222796d2 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections