REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
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Artigo de Revisão

REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA UNIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CIDADE DE SANTA HELENA – PB (BR)

RAMALHO, Maria Rejane; OLIVEIRA, Dália Rafael Brandão; ROBERTO, Sara Vitoriano de Sousa; SILVA, Paulo Fernando da; DANTAS, Joyce Cristina Ferreira;

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Resumo

A Educação Ambiental surgiu em momento de crise, não somente ambiental, mas também política, filosófica e epistemológica afetando a sociedade contemporânea. Resultando de uma reorientação e articulação de disciplinas escolares e experiências facilitando a construção de uma visão integrada do meio ambiente, por sua vez, a Educação Ambiental faz possível uma ação mais racional e capaz de responder as necessidades sociais. Este estudo objetiva analisar a prática dos professores do Ensino Médio da Cidade de Santa Helena–PB (BR), quanto à Educação Ambiental. Buscando entender a consolidação do campo Ambiental no ensino formal defendida nos PCN’s, surgi à motivação para a realização desse trabalho, tendo como principais referências: Isabel Carvalho (2006, 2008), Gustavo Lima (2003), Julia Machado (2007) entre outros. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos intencionalmente, sendo professores de Biologia e Geografia, justificado pelo tema transversal meio ambiente, e alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Na análise dos dados obtidos através de instrumento de coletas (questionários e entrevistas) utilizamos técnicas quantitativas e análise de conteúdo. Os resultados evidenciados na investigação revelam que a prática da Educação Ambiental não atende a plenitude de seus objetivos e que os professores a utilizam de modo pontual ou contínua.

Palavras-chave

Educação Ambiental. Prática. Sociedade

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Submetido em:
25/03/2021

Revisado em:
26/03/2021

Aceito em:
28/03/2021

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