REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/60786edba9539549e75975c3
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
Revisão

O PAPEL PEDAGÓGICO DO PROFESSOR NA CRECHE

MUNIZ, Fernanda Lisboa Machado

Downloads: 0
Views: 141

Resumo

A fase da vida denominada de infância, é a fase onde os pequenos irão desfrutar dos cuidados afetuosos de seus responsáveis (pelo menos deveriam), da atenção, e de todos os direitos que as regem enquanto seres humanos integrantes de uma sociedade. Este artigo propõe-se a abordar sobre o papel do professor na creche, enfatizando as características do professor, bem como sua capacitação formal, envolvimento com as crianças dentro do espaço físico. Isso acontece dentro de uma abordagem teórica, permitindo subsídios de desenvolvimento e pesquisas para posteriores trabalhos. Políticas públicas com foco na primeira infância e na profissional que nela atua são necessárias para que o ingresso nesta modalidade de ensino possa ser uma escolha, e não apenas consequência de desmazelos e falta de outras oportunidades.

Palavras-chave

Professor. Creche. Características, Crianças. Políticas Públicas.

Referências

AGUIAR, Ubiratan Diniz de. Educação uma decisão política. Brasilia jurídica. Brasilia. 1993.

BRASIL, MEC/SEB/SEED. Programa de Formação Inicial de Professores de Educação Infantil – PROINFANTIL – (Org.) Karina Rizek Lopes, Roseane Pereira Mendes, Vitória Libia Barreto de Faria. Brasília/MEC/SEB/SEED. Guia Geral, 2005.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC, SEB, 2006.

BRASIL, Ministério da Justiça. Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Departamento da Criança e do adolescente. Estatuto da criança e do adolescente, lei 8.069, 1990.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação. Metas e Objetivos para a Educação Infantil. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Coordenação-Geral de Educação Infantil. Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil. MEC/SEB. Brasília. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Nacionais Curriculares para a Educação Infantil.MEC/SEF. Brasília. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal 9.394 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. MEC/SEB. Brasília. 2009.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. MEC/SEB. Brasília. 2010.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infra-estrutura para instituições de educação infantil. MEC/SEF. Brasília. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília. DF. 2006.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política de educação infantil no Brasil: Relatório de avaliação. MEC/SEB/Unesco. Brasília. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Orientações gerais para solicitação de Construção de creches. Proinfância Tipo B e C (MI), com recursos de Emendas Parlamentares. Brasilia. 2013.

DELORS, Jacques. Educação Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI(tradução de José Carlos Eufrázio). Cortez. São Paulo. 1998.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e terra.14ª ed. 1996.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A Educação e Sociedade: Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Cedes.Vol. 23. Campinas. 2002.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas. 6ª ed. São Paulo. 2012.

ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês – cuidar, educar e brincar, uma única ação. Blucher. Coleção Interações. São Paulo.2012.

RNPI. Plano Nacional Da Primeira Infância. Projeto Observatório Nacional da Primeira Infância: Mapeamento da Ação Finalística Evitando Acidentes na Primeira Infância. IFAN. Fortaleza. Agosto. 2014.

 


Submetido em:
25/03/2021

Revisado em:
30/03/2021

Aceito em:
30/03/2021

60786edba9539549e75975c3 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections