REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/6329cb9ca953953d9e224313
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
Revisão

O CONTO DE FADAS A BRANCA DE NEVE EM CORDEL:UMA ABORDAGEM PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

ARAUJO, Carlos Ryan silva de.

Downloads: 2
Views: 142

Resumo

Formar leitores sempre foi uma tarefa árdua e debatida em diversos momentos por diversos educadores nas diferentes etapas da educação. O ensino de literatura atualmente é trabalhado em sala de aula de forma ampla, mas o cordel não é trabalho com uma visão bem estruturada para formação de leitores. O conto maravilhoso A Branca de Neve ganha uma nova adaptação do cordelista Varneci Nascimento trazendo uma idealização no imaginário e fantasioso para o público infantil e juvenil buscando o interesse desde a capa até as ilustrações ao longo da narrativa. Nesse artigo buscarei explicar como o conto A branca de Neve deve influenciar o despertar diante da leitura lúdica é agradável com o cordel trabalhado em sala de aula e quais elementos devemos chamar a atenção nas ilustrações para realizar um suporte para a interpretação nas entrelinhas do texto. Os autores e textos selecionados para o corpus deste trabalho foram A Branca de neve, de Varneci Nascimento (2010), Abreu (2012), Aguiar (2012), BNCC (2017) Sousa (1976), Pinheiro (2012), Haurélio (2013) e Maxado (1980).

Palavras-chave

Conto maravilho.  Literatura de Cordel.  Branca de Neve.  Leitura.

Referências

ABREU, Márcia. “Então se forma a história bonita” - Relações entre folhetos de cordel e literatura erudita. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 10, nº 22, p.199-218, jul./dez. 2004.

MARINHO, Cristina Marinho/PINHEIRO, Hélder. O cordel no Cotidiano Escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MAXADO, Franklin. O Que é Literatura de Cordel? Editora Codecri. Rio de Janeiro,1980.

NASCIMENTO, Varneci. Branca de Neve- contos em cordel. 2° ed-São Paulo. Panda Books, 2020.

TAVARES, Márcia. MARIA, Daniela. JUNQUEIRA, Renata. Modos e meios de ler a literatura infantil e juvenil contemporâneo [livro eletrônico]. Campina Grande: EDUFCG, 2021.

DIÉGUES JÚNIOR, M. Ciclos temáticos na literatura de cordel. Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2012.

SOUSA, Liêdo Maranhão. Classificação popular da literatura de Cordel. Petropolis, Vozes, 1976.

SOUZA, Renata Junqueira. FEBA, Berta Lúcia Tagliari. Leitura literária na escola: Reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas-SP: Mercado das letras, 2011.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. -6° edição- Porto Alegre. Artmed, 1998.


Submetido em:
03/03/2022

Revisado em:
06/03/2022

Aceito em:
06/03/2022

6329cb9ca953953d9e224313 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections