REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/63373e34a953953e6a32eb43
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
REVISÃO

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO ESCOLAR

TRAJANO, Luciano Lucena

Downloads: 0
Views: 119

Resumo

Partindo do princípio de que toda criança tem direito fundamental à educação, entendemos a exclusão como desumana, no que se refere ao atendimento educacional às crianças com Necessidades Especiais, pois as peculiaridades que a distinguem das crianças ditas normais exigem um olhar especial. Ao longo do presente trabalho apontamos a evolução histórica para que a inclusão seja efetivada e de como na sala de aula ela vem acontecendo. Baseamo-nos em alguns autores que enriqueceram nosso trabalho: Henriques (2012, p.11), Vygotsky (1984), Tavares, (2008), Fortuna, (2008) dentre outros. Assim, o presente trabalho de conclusão de estudo objetivou problematizar os aspectos sobre a inclusão de alunos de sala de aula regular da rede municipal de ensino no município Teixeira-PB

Palavras-chave

Inclusão; Ludicidade; Ensino Regular; Intervenção

Referências

ANTUNES, Celso. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.

 

BORGES, Adriana Costa. OLIVEIRA, Elaine Cristina Batista Borges de. PEREIRA, Ernesto Flavio Batista Borges. OLIVEIRA, Marcio Divino de. Reflexões sobre a inclusão, a diversidade, o currículo e a formação de professores.

BRASIL. Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.n Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf

 

FORTUNA, Tânia Ramos. O brincar, as diferenças, a inclusão e a transformação social. Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB, v.3, nº 3, p. 460-472, set./dez. 2008.

 

GUIDETTI, Josieli e MOREIRA, Ariane. Lúdico: alfabetizar brincando. In: ANTUNES, Helenise S.. Trajetória Docente: o encontro da teoria com a prática. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Metodologia do Ensino, 2005.

 

HAETINGER, Max; HAETINGER, Daniela. Jogos, Recreação e lazer. IESDE: São Paulo, 2009.

 

 HENRIQUES, R. M. O.  Currículo  Adaptado na Inclusão de Deficiente Intelectual. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/489-4.pdf > Acesso em: 30 de Jul. 2012.


Submetido em:
03/03/2022

Revisado em:
03/03/2022

Aceito em:
04/03/2022

63373e34a953953e6a32eb43 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections