A LUDICIDADE E O PRAZER DE APRENDER BRINCANDO
TRAJANO, LUCIANO LUCENA
Resumo
Este estudo teve por objetivo identificar o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança em relação aos aspectos psicológicos, intelectual, emocional, físico-motor e social, constituindo-se como uma pesquisa teórico-bibliográfica, fundamentada em autores, como: Vygotsky (1991), Piaget (1970), Kishimoto (1993), Santos (1999) dentre outros. O mesmo abordou as principais características evolutivas da infância, o processo de aprendizagem da criança no sentido de elucidar as implicações da perspectiva interacionista e alguns conceitos de como o lúdico si situa dentro da brinquedoteca, sendo capaz de auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento da criança. Espera-se oferecer uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano e, em especial, na vida da criança, uma vez que, cabe aos educadores criar e recriar atividades lúdicas que provoquem novas descobertas, contribuindo para a promoção de aprendizagens mais prazerosas, visto que, quando a criança brinca se afasta de sua rotina, mergulha no mundo da imaginação, onde o desenvolvimento das habilidades mentais ou físicas acontecem sem traumas e de forma espontânea
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: <http://www.cdof.com.br/recrea22.htm.> Acesso em 24 de set. de 2018.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, V1. 1998.
DAVIS, C. OLIVEIRA, Z. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1994.
DOLTO, F. Os caminhos da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, a criança e a educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992. (Tese Livre Docência).
______. O jogo, a criança, e a educação. 7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. KISHIMOTO, T. (Org.) Jogo, brinquedo e a educação. São Paulo: Cortez, 2003.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. 2010. (Documento de Consulta Publica). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/. Acesso em 17 de nov. de 2018.
Submetido em:
06/03/2022
Revisado em:
06/03/2022
Aceito em:
08/03/2022