REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
http://www.reinec.periodikos.com.br/article/63374396a95395403c40e184
REVISTA INTERNACIONAL DE ESTUDOS CIENTÍFICOS - REINEC
REVISÃO

INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: UM DESAFIO PARA A FAMÍLIA E A ESCOLA

TRAJANOL, LUCIANO LUCENA

Downloads: 0
Views: 127

Resumo

O presente artigo configura-se a partir da preocupação e necessidade de melhor compreensão a respeito do processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, tendo como objetivo identificar e compreender as dificuldades e os desafios para a família e a escola que recebem crianças com deficiência múltipla. Sendo que no processo de inclusão escolar e social do aluno com necessidades especiais existe inúmeras barreiras de acesso ao pleno desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural dessas crianças. Nessa perspectiva fez-se necessário uma pesquisa bibliográfica, com a temática da inclusão, concluindo-se ser uma das mais pertinentes da atualidade educativa. Constatou-se várias dificuldades por parte dos professores no lidar com os alunos com necessidades educacionais especiais, causando angústia e sofrimento para quem leciona, como para quem aprende, por conta de fatores externos que, afetam o desenvolvimento e o relacionamento professor-aluno (infraestrutura, materiais didáticos e espaço físico adaptado

Palavras-chave

Inclusão. Crianças. Educação

Referências

BENTES, J. A. de O. Múltipla Deficiência: Pesquisa & Intervenção. Pedro & João Editores, São Carlos, SP, 2009.

 

BRASIL, Decreto nº            3.298, de 20 de dezembro de 1999, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil/decreto/d 3298. htm, acesso em 25/02/2011.

CARVALHO, E.N.S. de. Programa de capacitação de recursos humanos do Ensino Fundamental: deficiência múltipla. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2000.

CORMEDI, M.A. A comunicação alternativa no centro de recursos para surdo cegueira e deficiência múltipla. In: DELIBERATO, D. GONÇALVES, M. de J.; MACEDO, E.C. de. Comunicação alternativa: teoria, prática, tecnologias e pesquisa. São Paulo: Memmon Edições Científicas, 2009.

CURY, Augusto. Maria a maior educadora da história. Planeta Brasil, 2007.

FEIJÓ, Caio. Preparando os alunos para a vida. São Paulo: Novo século: 2008.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São


Submetido em:
06/03/2022

Revisado em:
06/03/2022

Aceito em:
07/03/2022

63374396a95395403c40e184 reinec Articles
Links & Downloads

REINEC

Share this page
Page Sections