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Artigo de Revisão

EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO LABORAL DOS PROFESSORES NO BRASIL

MARTINS, Elizete Ferreira Parnaíba

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Resumo

Propôs-se, neste texto, discutir o tema do trabalho docente contemplando aspectos históricos, políticos e teóricos. O enfoque histórico, examinando a trajetória da formação de professores no Brasil, desdobrando-se em seis períodos que se iniciam com a aprovação  das  Legislações vigentes.  Nota-se  que  a  formação  de professores  em  cursos  específicos  foi  inaugurada  no  Brasil  no  final  do  século  XIX  com Escolas Normais destinadas à formação de docentes para as “primeiras letras” Verifica-se que as políticas e a práticas do sistema educacional brasileiro encontram-se orientadas pelos valores do neoliberalismo e, por isso, apresentam contradições.  Por fim, na história brasileira, as políticas sobre formação  de  professores evidenciam  sucessivas  mudanças e  reformas, contudo  ainda  não  estabeleceram  um  padrão  consistente  de  preparação  docente  para  resolver os problemas enfrentados pela educação escolar

Palavras-chave

Trabalho Docente. Formação de Professores. Legislações.

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Submetido em:
28/02/2021

Revisado em:
04/03/2021

Aceito em:
10/03/2021

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